ANAMENDESBIOGEO
Blogue para dar conta do trabalho desenvolvido pelos alunos da professora Ana Paula Mendes

10A

Homens e mulheres da ciência. Afinal, não temos só homens génios da ciência. Também existem muitas mulheres. Ora vejam e comentem.

Fundação MacArthur elege 25 «génios» e atribui-lhes bolsas

:: 2008-09-23

Jonathan Fanton referiu que houve quem ficasse em estado de choque

Uma Fundação norte-americana escolheu 25 “génios”, a quem atribuirá individualmente, durante cinco anos, uma bolsa de estudos no valor de 337 mil euros, a ser utilizado da maneira que os eleitos entenderem.

Jonathan Fanton, presidente da Fundação MacArthur, comentou que, na altura de entregar os prémios, realizou várias chamadas para os destinatários que, de um modo geral, ficaram em choque com a notícia. “Houve quem largasse o telefone a dizer que precisava de um minuto para se recompor”, contou Fanton.

Entre os galardoados, encontram-se músicos que têm criado novos estilos, médicos e físicos que desenvolvem novos tratamentos e curas para algumas doenças e investigadores que elaboram teses que visam compreender problemas da sociedade.

“Ao apoiar pessoas tão talentosas estamos a fazer com que estas possam desenvolver a sua actividade e a sociedade é que ficará, certamente, a ganhar”, concluiu Fanton.

Os “génios” escolhidos são:

– Chimamanda Adichie, escritora e investigadora na área de conflitos raciais.

– Will Allen, fazendeiro que fornece comida saudável para as populações urbanas utilizando técnicas agrícolas de baixo custo.

– Regina Benjamin, médica e dirigente de uma clínica no Estado do Alabama, Estados Unidos, que presta atendimento médico às zonas rurais e zonas carenciadas daquela região.

– Kirsten Bomblies, cientista alemã que estuda as potencialidades médicas das plantas.

– Tara Donovan, escultora de objectos que espelham formas geológicas e biológicas.

– Wafaa El-Sadr, médico e investigador em tratamentos para doenças como a SIDA e a tuberculose.

– Andrea Ghez, astrofísico que pesquisa e tenta identificar novas estrelas e sistemas planetários.

– Stephen Houston, antropólogo que analisa povos antigos, através da interpretação de hieróglifos e artefactos.

– Mary Jackson, cidadã norte-americana que se dedica à preservação do artesanato tradicional da Carolina do Sul, Estados Unidos, local de onde é originária.

– Leila Josefowicz, violinista que tem desenvolvido novos estilos para ampliar o reportório do violino.

– Alexei Kitaev, físico e cientista que tem projectado novas formulas de análise na física e computação quântica.

– Walter Kitundu, compositor que tem experimentado aliar música tradicional e experimental para criar novos instrumentos e produzir obras electro-acústicas.

– Susan Mango, bióloga que tem desenvolvido novas experiências que visam demonstrar como são formados os órgãos humanos, através da utilização conjunta da genética, ecologia e embriologia.

– Diane Meier, cientista que tem elaborado tratamentos mais eficazes para doentes terminais.

– David Montgomery, geomorfologista que estuda as consequências ecológicas na superfície da Terra.

– John Ochsendorf, engenheiro que pretende utilizar a tecnologia para desenvolver métodos que permitam construir edifícios mais eficientes.

– Peter Pronovost, fisíco que tem desenvolvido aparelhos clínicos que pretendem diminuir o erro humano, melhorando a segurança dos pacientes.

– Adam Riess, astrónomo que tem projectado vários dispositivos que pretendem explicar a geometria do universo.

– Alex Ross, crítico musical que tem elaborado novas maneiras de pensar sobre música.

– Nancy Siraisi, historiadora médica que estuda o impacto da teoria e da prática médica na sociedade, cultura e religião.

– Marin Soljacic, físico óptico, tem criado dispositivos eléctricos que funcionem sem pilhas, na tentativa de transmitir potência sem a utilização de fios.

– Sally Temple, neurocientista, tem realizado numerosas pesquisas para encontrar tratamentos mais eficazes que não danifiquem o sistema nervoso central.

– Jennifer Tipton, designer, utiliza a iluminação em palco para evocar humor e acompanhar dança, teatro e ópera.

– Rachel Wilson, neurobióloga experimental, que, através do uso da eletrofisiologia, genética molecular e anatomia, estuda os neurónios cerebrais.

– Miguel Zenon, saxofonista que tem criado novos sons através da junção entre música de Porto Rico e várias formas de jazz.

Fonte: Ciencia Hoje

WAU_classic(‘mcc6p3eqq41a’)

8 Respostas to “10A”

  1. Achei este post muito interessante…
    Esta fundação, ao atribuir estas 25 bolsas, a 25″génios”, está a contribuir para que estas pessoas tão talentosas, possam desenvolver a sua actividade! Além de ser um benefício para estes 25″génios”, a sociedade também irá ficar a ganhar!

    É verdade, “Afinal, não temos só homens génios da ciência.”

  2. É de facto louvável que haja este tipo de iniciativas, de modo a valorizar o trabalho daqueles que dedicam a sua vida em função de uma sociedade que muitas vezes não é capaz de reconhecer o seu esforço, seja no âmbito da medicina, da física ou da música. A distinção entre sexos parece ser também algo do passado, visto que uma grande percentagem destes génios é, na verdade, do sexo feminino.

    (Ja agora gostaria de saber onde colocar a imagem do cientista e, posteriormente, comentar)

  3. Qual a imagem que tenho de um cientista?
    Foi esta pergunta pela qual me questionei, para elaborar o tpc de biologia e geologia!
    Então cheguei a conclusão que na minha imaginação residia um cientista que era um homem um pouco careca, uma pessoa que andava sempre com os seus objectos científicos atrás dele, com um caderno atrás também, para apontar tudo sobre as suas experiências, pouco preocupado com a sua aparência, mais preocupado com as descobertas que possa fazer para proporcionar uma melhor vida à população, um homem que não se preocupa com a família nem se preocupa em comer! Depois de termos debatido este assunto na aula, chegámos à conclusão que a imagem que tínhamos de um cientista, não era nem mais nem menos do que o que a nossa mente ia adquirindo de dados que nos eram falados, e dados que eram vistos, e que essa junção ia dar a definição de cientista que tínhamos! Então agora para mim um cientista tanto pode ser homem ou mulher, as suas preocupações com o seu visual, varia de pessoa para pessoa, e que se formos a ver a definição que tínhamos de cientista podia – se encaixar perfeitamente na pele de pessoas que tem um trabalho mais simples. Logo, um cientista é uma pessoa completamente normal, embora algumas pessoas não o achem!
    Quanto ao texto acima, acho que serve para provar que não existem só homens na ciência, mas ambos os sexos, e que ambos podem contribuir para a sociedade ficar a ganhar!!!

  4. Assim evoluimos o mundo!
    Dar asas a estes génios do nosso planeta…
    Esta fundação é um exemplo a seguir ao fazer um investimento deste valor, 337 mil euros n é brincadeira nenhuma, apostado nestes GÉNIOS.
    Com isto vão sair benificiados por desenvolverem a sua actividade e a sociedade também.

    Este post mudou a visão do ciêntista masculino com esta grande lista na maioria feminina

  5. Tiago

    Podes deixar aqui mesmo se quiseres, mas se calhar o melhor é fazeres na página principal onde já tem um artigo e uma imagem de cientista.

  6. Ainda bem que existe quem tome iniciativas como estas que dão a oportunidade de muitas pessoas mostrarem o seu talento, realizar sonhos e contribuir para o desenvolvimento do mundo e evolução do conhecimento!
    Esta lista de pessoas contribui para o abandono das ideias miseráveis que colocam o homem no centro da ciência excluindo as mulheres, uma vez que uma grande parte dos premiados são do sexo feminino!

  7. Eu retrato um cientista como uma pessoa inteligente, trabalhadora e metódica. Apesar de em muitos casos os cientistas terem algumas destas caracteristicas, nem sempre possuem todas.
    A maioria das pessoas pensa que um cientista é um homem, já velho, de cabelo branco e aparencia descuidada, mas os cientistas reais não são de todo assim, podendo até ser mulheres (como o texto acima ilustra bem)!

  8. o que eu acho de um cientista…
    A nível psicológico acho uma pessoa normal como tantas outras.Na sua profissão não faz nada sem pensar estuda bem o caso primeiro e depois vê o que vai fazer.É no geral uma pessoa inteligente…
    A imagem do homem velho de cabelo branco foi totalmente mudada, como já era minha ideia, com o texto de cima, muitas mulheres cientistas.


Deixe um comentário